Este jogo especialmente perfeito para quem gosta de Rock. Mas não esse rock "teen" fresquinho e bobinho que os jovens escutam hoje em dia (como se eu fosse tão velho). É aquele rock clássico e pesado com solos épicos e letras de verdade, em que a banda usa roupas de couro e cabelos grandes.
História:
Brutal Legend conta a história de um roaddie chamado Eddie Riggs( seu nome provém de Eddie the Head, mascote da banda Iron Maiden, e de Derek Riggs, artista criador de Eddie). A raça humana é escravizada por Doviculus, e seu lacaio General Lionwhyte representando o Glam Metal( sub-genero do Heavy Metal, onde as bandas tinham cabelos longos e roupas onde as cores e brilhos ressaltavam)
Liderando a batalha contra Doviculus está um pequeno grupo de humanos rebelados, liderados por Lars Halford, sua irmã Lita Halford e Ophelia, a qual Eddie tem um interesse amoroso.
O grupo recebe o apoio de Mangus, um operador de palco, há também um baixista curandeiro Kill Master, um motociclista pertencente aos Fire Baron e a amazona Rima. Eddie Riggs recebe o apoio de Guardian of Metal, vamos dizer que bastante semelhante a Ozzie Osborn.
Parte da inspiração da arte e das referencias provém de clipes musicais de bandas de Metal e da influência da mitologia nórdica.
Jogabilidade:
Brütal Legend é um jogo de ação em terceira pessoa com elementos de estratégia em tempo real em certas missões. O jogo possui um mundo aberto no qual tem aproximadamente 64 km² de extensão.
O jogador controla Eddie Riggs, um roadie que se vê preso num mundo fantástico do Heavy Metal. Eddie consegue 3 equipamentos para ajudá-lo no transporte e combate: um machado, chamado 'The Separator', sua guitarra Gibson Flying V 'Clementine' que no mundo do Metal adquire poderes mágicos e seu veículo "The Deuce". Upgrades para estes equipamentos podem ser encontrados na Motor-Forge, a "loja" do jogo, e trocado por Fire Tributes (a "moeda" do jogo). Na Motor-Forge trabalha o Guardian of Metal, com ele é possível comprar equipamentos para seu veículo bem como novas habilidades e diferentes tipos de lâminas para seu machado.Eddie não pode usar a magia de sua guitarra constantemente pois com o uso esta se torna em brasas e é necessário alguns segundos para que esfrie e possa ser usada novamente.
Existem cerca de 23 missões principais da história e 30 missões secundárias que o jogador pode jogá-las opcionalmente para adquirir Fire Tributes. Também é possível desbloquear novas músicas e ouvi-las na rádio (Mouth of Metal) enquanto dirige seu carro. O Jogador também tem a opção de selecionar a ordem destas músicas ou desabilitar músicas para que não caiam na playlist.
Também é possível explorar o mundo do Heavy Metal para encontrar estatuetas de dragões aprisionados, libertando um certo número de dragões o jogador é recompensado com um aumento na resistência do personagem. Algumas estatuetas revelam parte da história do mundo do Metal e outras dão novas habilidades ou desbloqueiam novas músicas para a playlist. Há também telescópios em locais específicos que dão uma visão aérea do jogo dando ênfase às grandes construções do mundo do metal.
Brutal Legend chegou e convenceu, embora os argumentos possam não agradar a todos, é sem dúvida um daqueles jogos que ninguém esperava que ficasse tão bom. Muitas das vezes parece não querer ser levado a sério, mas quando olhamos além do parvoíce e da paródia. Brutal Legendquer apenas tentar fazer uma homenagem ao Metal e o que ele representa na música, e consegue fazê-lo, não só em ambiente e história como também em jogabilidade e diversão. Quem disse que o Metal estava morto, está redondamente enganado e Brutal Legend é a prova disso mesmo.
Brutal Legend foi lançado em 2009 diposnivel para Xbox 360.