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Pode-se afirmar com alguma segurança que se LittleBigPlanet não existisse, Disney Universe nunca teria o aspeto atual. Com um universo tão rico e vasto como o é o da Disney, não deixa de ser estranho que a colagem seja maior à obra da Media Molecule do que a fontes tão ricas como o Rei Leão, Aladin ou Piratas do Caribe. Estes nomes fazem parte do jogo, mas a sua presença é literalmente como pano de fundo, paisagens agradáveis mas inconsequentes para uma estética pouco original e sobretudo a menosprezar a licença que dá nome ao jogo.
Mas se nos afastarmos dessa homenagem, que passa inclusive pelos fatos e pelo próprio tom dos menus e outros alertas de Disney Universe (é um afastamento difícil, reconhecemos), este não deixa de ser um jogo polido e agradável. Note-se desde já que este é um jogo para os mais novos, pelo que os adultos apenas lhe acharão alguma graça durante breves minutos, enquanto exploram os escassos e pequenos cenários baseados no universo Disney. As crianças, essas deverão achar este jogo extremamente divertido, até porque se nota algum cuidado na apresentação global.

LittleDisneyPlanet

Disney Universe apresenta-nos um mero pretexto para encarnarmos bonecos vestidos com fatos baseados em famosas personagens da Disney e entrarmos em ação cooperativa em seis ambientes, seis mundos baseados nas seguintes obras: Wall-E, Piratas do Caribe, Alice no País das Maravilhas, Aladin, Rei Leão e Monstros S.A. Parece pouco, mas os vários níveis são capazes de chegar à satisfatória dezena de horas de duração, com algum potencial para novas partidas com o objetivo de recolher mais itens. Brevemente deverá aparecer DLC com mais mundos e fatos, à maneira de… LittleBigPlanet.
Estes mundos servem sobretudo de pano de fundo para uma combinação de ação e puzzles simples que se repete ao longo de toda a jogabilidade. Visualmente, é uma cosmética que se revela agradável, aplicada em cenários de fundo, inimigos e algumas personagens secundárias, com cada jogador a acabar por preferir este ou aquele local. Infelizmente, não existe qualquer modo história, tendo o jogador de começar pelo mundo de Piratas do Caribe e recolher moedas suficientes para desbloquear novos mundos (pela ordem que desejar) e novos fatos. É uma escolha que não ajuda em nada a quebrar a monotonia que se instala quando já nos pareceu termos visto tudo de um mundo e as ideias se começam a repetir em demasia – arrasta objeto para interruptor, dispara canhão para alvo, etc.
O mau aproveitamento da licença reflete-se não só nos cenários, bonitos mas inconsequentes, mas igualmente na ausência de personagens carismáticas da Disney. Não temos uma princesa Jasmin, um pato Donald, um rato Mickey ou um Jack Sparrow durante a ação, temos de nos contentar com fatos deles, o que não é a mesma coisa. São 45 fatos e uma forma interessante de motivar quem queira desloquear todos, mas cheira a licença desaproveitada.


A jogabilidade é fluida e agradável, pelo menos antes da monotonia se começar a instalar ou de começarmos a insultar a câmara incerta. Espécie de brawler com toques de jogo de puzzle, Disney Universe tenta mas não consegue variar a sua linha de ideias, acabando por mudar de mundo e de fato mas sem conseguir escapar à sensação de déjà-vu. Isto não quer dizer que o jogo seja mau, longe disso, sobretudo com os quatro jogadores em simultâneo e um caos que acaba por se transformar em divertimento para os mais novos. Aqui e ali notamos uma ideia original que é muito bem-vinda – uma fuga a uma maré de lava ou um combate contra um boss – e isso acaba por ser essencial para nos motivar a descobrir os níveis seguintes. Os ocasionais desafios cronometrados a que podemos aceder nos níveis têm tanto de Disney como de Dragon Ball e não são o trunfo de que este jogo precisava. Disney Universe é, claramente, um jogo para ser jogado durante pouco tempo de cada vez, para não cair rapidamente na armadilha do aborrecimento.
Nota positiva para a banda sonora, com músicas baseadas nas bandas sonoras originais, mas que tendem a cair na repetição. Os bonecos e no geral os gráficos dos seis mundos são agradáveis e não é por aí que Disney Universe falha, apesar da falta de imaginação da qual sofre a quase totalidade dos inimigos.
Apesar do potencial das licenças da Disney, a Eurocom coloca os jogadores a fazer praticamente o mesmo ao longo dos vários mundos, entre combates maçadores e enigmas repetitivos. Se um jogador mais novo pode facilmente ignorar isto com um grupo de amigos, os restantes terão mais dificuldades em ver neste jogo algo mais do que uma enorme homenagem a LittleBigPlanet. É impossível detestar este universo da Disney, mas também custa sabermos que ele tinha muito, mas muito mais para dar.

Confira o trailer do game a seguir.